Dia Internacional da dança

07/05/2011 02:01

Dia Internacional da dança


Quem dança é mais feliz!

Falando teórica e objetivamente, dançar é usar o corpo para se expressar. Pode ser coreografado ou livre, se manifestar de forma artística ou como divertimento, além de ser uma das três principais artes cênicas, ao lado do teatro e da música. Pode também facilmente ser considerada uma atividade física, pois queima muita caloria (de forma divertida, aliás!), melhora o humor devido a liberação de serotonina, a confiança, segurança e possibilidade de interação e integração com uma nova rede de amigos.

O Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de abril desde 1982, definido pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Entre os diversos objetivos do "Dia da Dança", estão como os principais, o aumento da atenção para a importância da dança entre o público geral e incentivar os governos de todo o mundo a fornecerem um local próprio para dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

Felizmente, é visível o crescimento da dança em todos os países, cada vez mais as pessoas conhecem e reconhecem os prazeres e benefícios que ela proporciona. Exemplo são os programas na televisão voltados para este público, como os populares So You Think You Can Dance (americano, no ar pelo canal fichado LIV), e o Se Ela Dança Eu Danço no ar pelo SBT.

Ou mesmo a dançaterapia que é uma terapia vinculada à psicologia que trata das questões emocionais através do corpo. Ela tem como principal objetivo trabalhar a consciência corporal e ajudar a elevar a auto-estima do paciente. Além de utilizada também em ações sociais.

Existe a discussão de que a dança pode ser considerada esporte, devido o gasto energético e calórico, contusões, treinos, campeonatos...

Na prática, a dança é entrega, alegria, energia, paixão, vício! Libera as tensões, é uma forma especial de se comunicar, tem o poder de nos libertar das preocupações, do peso das coisas materiais, unir os solitários, fortalecer a saúde, e deixar a mente e a alma mais serena.
Pode ser até pretensão, mais quem dança é mais feliz sim! Só quem dança entende.

Para cada pessoa a dança tem sua representação e importância, por isso, não importa o estilo, a forma, o lugar... O importante é dançar!
Por isso:Dance, dance, dance!

"Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!"
Friedrich Nietzsche.

 

 

 

 

 

 

 

 


Anuncie  |  Cadastro  |   Divulgue  |   Fale Conosco  |   Quem Somos |   Termos de Uso |       2011  Todos os direitos reservados